segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Uma nova vegana

Nunca tive jeito para mentir, nem nunca tive jeito para sentir culpa ou peso de consciência. 
Gosto de bichos, dou-me bem com eles, e com crianças, acho que estão sempre na mesma sintonia, os animais e as crianças, são mais puros. 
Por isso, a opção de me tornar vegetariana não foi difícil. Para além do peso de consciência que esta decisão me tirou de cima, o meu estômago está-me eternamente agradecido. Nunca mais teve azia e por isso pude também deixar de tomar comprimidos de revestimento de estômago, o que é óptimo. 
Falando das dificuldades que tive por retirar alguns alimentos da minha alimentação.. 
Relativamente às carnes, bem, esta foi a parte mais fácil, já há algum tempo que não consumia carne, pois esta fazia-me azia, e por isso optava por consumir peixe ou frutos do mar.
Claro que depois de tomada a decisão, que requereu muita leitura e estudo, retirei também o peixe e frutos de mar, basicamente toda a carne. 

Relativamente ao leite, eu nasci intolerante à lactose, cresci com preparados de soja, por isso não retirei este derivado da minha alimentação uma vez que este já não estava incluído. 
Os derivados do leite e ovos, bem quanto aos iogurtes, consumo os de soja, relativamente aos queijos, compro ou faço em casa tofu.  E os ovos já não faziam parte das minhas escolhas frequentes. 
No que tenho tido mais dificuldade, sendo que esta decisão foi tomada à relativamente pouco tempo, é nos produtos industrializados, sendo que quase todos têm ovos, ou leite, ou queijo, e esta tem sido a etapa mais difícil de encaixar no meu dia-a-dia. 

Cá em casa somos 4, e apenas eu tomei esta decisão, apesar da minha mãe gostar muito de todos os produtos alternativos à carne que consumo, e de adorar todas as refeições que tenho preparado, não quer deixar de consumir carne. 
E isto, aliado ao facto de não conhecer nem ter amigos vegetarianos, é mais um obstáculo para esta minha decisão. 
Mas como sou teimosa e, como já referi, tenho pouco jeito para viver com sentimentos de culpa, hei de conseguir contornar e adaptar tudo isto ao meu dia-a-dia. 

Entretanto vou continuando a procurar informação, novas receitas e mais argumentos para motivar a minha decisão. 

 Beijinhos de uma nova vegana .

1 comentário:

  1. Vou seguir o teu blog com muita atenção; é uma área muito interessante e pertinente (tanto ao nível da saúde do ser humano/consumidor de alimentos de origem animal, como a nível ético e ecológico).
    Bom trabalho!
    Beijos. Dário Alves

    ResponderEliminar