quarta-feira, 19 de setembro de 2012

"Assim assim"


Bem, tem sido mais difícil do que pensei..
Revendo os passos:
Incomodava-me saber que apesar de não me sentir leve com algumas coisas que se passavam debaixo das minhas barbas, também não fazia nada para que elas parassem de acontecer, sim porque, pensamentos nobres são fantásticos, mas não movem o mundo. 
Certo que o mundo deve ser pesado demais para o mover sozinha, mas se todos tivessem pensado assim, ainda hoje as mulheres não votavam. 
Devemos ser a mudança que gostaríamos de ver no mundo não é verdade? Pois bem, então decidi que havia de passar dos pensamentos para as atitudes.
Durante meses acompanhei canais do youtube, li blogues, analisei e observei minuciosamente sites, vasculhei fóruns, enfim, tudo o que uma boa pesquisa envolve. 
Depois de informada e com fundamentos suficientes, foi hora de avisar "a malta" da minha decisão. 
Até aqui tudo certo. Algumas reticências, sem sinais de uma avalanche de críticas a caminho... Boa! 
Ok. Sou oficialmente vegetariana.
Fiz um tofu e um seitan fantásticos e em casa umas refeições variadíssimas e cheias de sabor. 
Até que cheguei ao "meio triste meio revolta". 
Eu saio de casa cedo, atrasada, sem tempo para um iogurte ou uma peça de fruta, "Como qualquer coisa algures..."
O carro avaria, mas dá para chegar à bomba de combustível mais próxima, "Tenho que esperar aqui, pelo menos existe uma loja de conveniência para poder tomar o pequeno-almoço" , conveniência para quem?!
Como é que é possível não haver um único produto que eu quisesse consumir dentro daquela loja de "conveniência" ? Se existem iogurtes da Danone, porque que não existe uma bebida de soja?, se existe um croissant de manteiga, porque que não existe uma sande de pão integral?, uma peça de fruta? 
Afinal é tudo tão conveniente para quem? Ou só as pessoas que vivem padronizadas é que têm o direito de ter o carro avariado, ou de quererem comer qualquer coisa na estação de serviço?  
É este o meu ponto, "meio  triste, meio revolta"
Para além de sentir que nada se enquadra a nada, perceber que o ser humano é tão pouco humano...



 …ás vezes irrita-me esta necessidade de pensar de mais, saber de mais, procurar saber, e ter tanta sofreguidão de agir conforme o que acho correcto, irrita-me ser tão humana tão sem querer. E ter necessidade de me afirmar e dar cor a tudo o que eu penso e acho que deve ser. Ás vezes acho que podia ser um bocadinho mais normal, mais comum, dava menos trabalho, a mim e à minha cabeça, mas não consigo...



Beijinhos de uma nova vegana.

1 comentário:

  1. Essa sensação de "gostava de ser mais normal" e de "não pensar tanto" vai acompanhar-te durante algum tempo, acredita... Eu ainda sinto isso, principalmente quando vou para a faculdade e levo 3 refeições na mala, enquanto outras pessoas comem na cantina, e compram os lanches na máquina... Mas acho que só vais realmente pensar nisso quando imaginas o que as outras pessoas pensam de ti...
    E claro, com o tempo, vais habituar-te a este novo regime, e acho que te vais sentir mais confiante em relação à tua decisão!

    ResponderEliminar